quarta-feira, 14 de maio de 2014

gamification em português

Leave a Comment
Ora pois que no passado dia 6 de Maio achei por bem dar mais um passo na senda de perceber melhor o que é isto de gamification. Esse passo tinha dois grandes objectivos:

  1. perceber quem domina o assunto em Portugal;
  2. ouvir falar de gamification em Português.

Consistiu então em participar num workshop de User Experience Design & Gamification organizado pela APMP e dinamizado por um senhor chamado Rui Cordeiro.


Workshop User experience Design & Gamification -6 de Maio de 2014


Devo admitir que parti para esta workshop com uma postura algo céptica. Aliás, não tendo sido o encorajamento de terceiros teria poupado o meu dinheiro para outros vôos. Tipo isto

E o meu cepticismo devia-se maioritariamente a duas razões: primeiro porque de facto não tenho ouvido falar de gamification em Portugal e como tal esperava algo brutalmente iniciático; segundo porque sendo português, por omissão questiono algo estrangeiro que é abordado por nós. Sim, um bocado preconceituoso.
Mas a verdade é que pensando pragmaticamente, se o objectivo é, como diz o meu amigo Ricardo, ser os "pais da gamification em Portugal", convém saber no mínimo em que domínio estamos a jogar. E no limite aprende-se umas coisas e viva o networking. Aliás, foi depois desta conversa que nasceu a vontade de bloggar sobre gamification em português.

Ora pois então que Murphy achou por bem dar-me uma chapada de luva branca.

Ao entrar deparei-me com um grupo bem heterogéneo: profissionais de várias áreas, idades, géneros e certamente gostos musicais! Mas deparei-me acima de tudo com este senhor.

Rui Cordeiro é, como diz na página do workshop, um game designer com mais de 20 anos de experiência que, depois de uma carreira de sucesso a fazer videojogos em algumas das maiores empresas do ramo (Activision/Blizzard, Gameloft, Sony, 2K Games), decidiu em 2010 começar a olhar para aquilo a que ele chama "...a "intrusão" dos jogos na vida e nas "coisas"...". Desde então especializou-se no domínio de UXD (user experience designer), trabalhando a nível internacional temáticas como a Gamification, Design Thinking e User Centered Design.

Ora pois que eu não sabia nada disto.

Assim sendo, durante sensivelmente 3 horas fui presenteado com algum conteúdo que já conhecia dos cursos online que já fiz, conteúdo esse entregue com clareza, entusiasmo e acima de tudo um claro domínio. Ouvir falar de gamification em português também tem outro encanto, particularmente a terminologia - "cenas" foi priceless.

Nas segundas 3 horas tive direito ao meu primeiro exercício real e colaborativo de gamification design, utilizando mal e porcamente a metodologia de Design Thinking e com feedback final acima de tudo positivo e construtivo.

De realçar para terminar que a hora de almoço foi passada na mais amena cavaqueira e troca de opiniões e galhofa no geral. Networking made fun. ;)

Em suma, foi um dia muito bem passado nas instalações da ETIC que renovou a minha fé nesta área emergente em Portugal e a minha vontade de deixar o meu marco. 

workshop-gamification

0 comentários:

Enviar um comentário