terça-feira, 10 de junho de 2014

GSummit 2014 @ São Francisco - 1º Dia

1 comment


Ora então, o 1º dia da GSummit prometia ser muito emocionante com a workshop de Advanced Gamification Design do Gabe Zichermann na minha agenda. Depois de fazer os cursos on-line da Udemy para os níveis 1 e 2, estava bastante curioso para ver o que é que o factor presencial do nível 3 tinha de extra.

Devo admitir que a antecipação foi, provavelmente, o principal inimigo desta experiência. Era injusto da minha parte esperar que o Gabe fornecesse uma estrutura claramente definida e um conjunto de técnicas para criar soluções gamificadas. Isso não ia acontecer.
Em vez disso, o que ele fez foi falar sobre o processo em si, salientar a importância de ser um processo ágil e apresentar-nos uma série de exercícios que nos ajudam ao longo das várias etapas de desenvolvimento.

Como era de se esperar (e deve sempre ser!), o conteúdo foi realmente focado em design para o utilizador, ou seja, conhecer os jogadores e a sua viagem, tendo em conta pontos ganhos e a chamada progressão para a mestria.


O conteúdo era realmente muito bom, a apresentação ainda melhor, mas talvez pudesse ter beneficiado de dissecação do template para uma arquitetura gamificada, em vez de apenas afirmar que este existe e deve ser analisado.

Com base em experiências passadas, pude reconhecer claramente a metodologia Design Thinking, algo que também está presente noutras abordagens de Gamification. O que é positivo, porque em empresas onde Design Thinking já é uma prática comum, evangelizar uma metodologia que bebe muito desta torna-se mais fácil.


Depois deste workshop tive ainda a possibilidade de falar com Gabe sobre o meu projeto e fiquei bastante satisfeito com as suas sugestões. Em suma, esta experiência fez de mim um melhor gamification designer, e daí virão resultados.

Num aspecto mais geral, houve muito valor acrescentado na componente de networking da conferência, fiquei claramente com a ideia que toda a gente que conheci era estupidamente interessante. E foi também interessante descobrir os rostos por detrás dos jogadores do pregame da app do evento, Livecube. Tudo boa gente.

Depois disso, até estava bastante ansioso para a caça ao tesouro, mas o jet lag apanhou-me desprevenido e acabei por decidir descansar, reunir os meus pensamentos, enviar e-mails com o meu cartão de visita on-line para pessoas que conheci durante os intervalos e na minha equipa no workshop e olhar para o meu plano de sessões para amanhã.


Outras impressões, principalmente sobre São Francisco em si:

  • não há como não adorar o facto de haver bicicletas por todo o lado, é uma atitude muito positiva;
  • tantos sem-abrigo por todo o lado ... não sei se isso tem a ver com o bairro por onde andei, mas há realmente uma grande quantidade de sem-abrigo por estes lados;
  • ainda não consegui perceber o facto de que a maioria das pessoas que eu conheci até agora em São Francisco não são americanos, o que é bom, mas estranho;
  • ah e as melhores batatas feitas no forno com molho vegan do mundo de sempre estão aqui: 3Potato4!


E acho que é isso sobre o 1º dia, cya amanhã!

1 comentário:

  1. O Gabe não fez magia? Tá mal! tens que me contar detalhes um dia destes. ;)

    ResponderEliminar